sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

LIDANDO COM A VONTADE PRÓPRIA


Todo ser humano possui um senso inato de autodeterminação e auto-suficiência. Quando uma pessoa se torna seguidora de Cristo, coloca-se em um curso de colisão inevitável com a vontade de Deus, não importando a severidade de seu pecado. Na verdade, a entrada no Reino de Deus é fundamentada na percepção que a pessoa tem de que seu caminho estava errado e deve, então, ser mudado. O termo bíblico usado para descrever a solução para este problema é chamado de arrependimento.
Muitos supõem que, quando aceitam Jesus, experimentam o arrependimento e, a partir de então, podem prosseguir para os aspectos mais importantes da vida cristã. Não apenas a experiência inicial de conversão para muitos é fraca — como veremos logo — como também significa apenas o primeiro de uma série perpétua de encontros com Deus. Há muitos aspectos que precisam ser transformados na natureza humana caída. Deus não procura mais pessoas que saibam como parecer religiosas ou falar o último linguajar "cristão". Ele busca transformá-las de dentro para fora para que possam carregar a imagem de Jesus Cristo para o mundo não-salvo.
O arrependimento verdadeiro, então, é muito mais do que se alinhar com a religião cristã. A palavra grega que traduzimos como arrependimento é metanoia. É a junção das palavras meta (depois de; seguindo) e noieo (pensar). Metanoia significa reconsiderar ou experimentar uma mudança na linha de pensamento.
Antes de discutirmos o arrependimento do pecado sexual, vamos voltar à questão da vontade humana. É descabido uma pessoa pensar que se pode arrepender de qualquer pecado, contudo, recusar-se a mudar sua forma de pensamento. Arre¬pendimento espiritual é uma experiência por meio da qual a vontade da pessoa é alterada para o propósito expresso de levá-la a estar em linha com a vontade de Deus.
Deixe-me contar algumas histórias da vida de Jesus para ilustrar a diferença entre arrependimento verdadeiro e arrependimento falso. Um dia, Jesus notou um rapaz escutando atentamente a Seus ensinos. Ele fez o convite maravilhoso para o rapaz segui-lO. Senhor, eu te Seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus (Lc 9.61,62). O homem expressou sua vontade: "Eu Te Seguirei; é meu desejo expresso seguir-Te, mas também é meu desejo primeiro passar um tempo com meus amados. Quero ser Teu seguidor, mas deve ser dentro das minhas condições". O quão diferente é a história de Zaqueu:

E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um homem, chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos e era rico. E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque havia de passar por ali. E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu e recebeu-o com júbilo. E, vendo todos isso, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador. E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado. E disse-lhe Jesus: Hoje, veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. Lucas 19.1-10

Nesta história, Jesus faz o convite de um modo diferente. Ele se oferece para ser um convidado na casa de Zaqueu. Nessa oferta simples, algo poderoso penetrou o coração daquele publicano avarento. A mudança foi imediatamente evidente: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se em alguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado (v. 8). Sua vontade foi mudada para estar de acordo com a vontade de Deus. Esse é o arrependimento que os outros não experimentaram.
[Trecho do livro No altar da idolatria sexual de
Steve Gallagher].

Nenhum comentário:

Postar um comentário